O Que Houve com o Louvor Cristão? - Parte 2

Segunda parte - Emoção ou Poder de Deus?

 Gosto muito de expor o significado das palavras para uma melhor compreensão dos fatos. Vamos então analisar o significado da palavra Emoção:


(e.mo.ção)
sf.
1. Reação tanto psíquica como física ante um fato, uma situação, uma percepção, uma notícia etc., 
que se manifesta, subjetivamente, como sensação intensa (p. ex., de medo ou raiva, alegria ou tristeza etc,) e, fisiologicamente, com alterações que levam o corpo a agir de acordo com esse estímulo; COMOÇÃO
2. Ação de mover (em sentido moral)
[Pl.: -ções]
[F.: Do fr. émotion, a partir de motion, do lat. motio, onis.]
Fonte: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=emo%E7%E3o#ixzz27CQ7yRRT

 Há muitos crentes, nesta era pós-moderna, que anseia por compor, apresentar e gravar suas canções, para supostamente "edificar, exortar, curar, trazer paz, alegria e consolo para os evangélicos (porque ta difícil chamar de cristãos) de nossa nação corrompida.

 Não é uma regra, e nem estou generalizando, mas a maior partes destes crentes, só querem mesmo se expor, mostrar quem são, ganhar dinheiro, fama e bajulação por intermédio de suas músicas. Conseguimos contar nos dedos os cristãos que realmente querem louvar ao criador, e com a ajuda do Espirito Santo, usar suas canções como armas poderosas nas mãos de Deus, afim de libertar, curar, trazer consolo e paz aos que necessitam.

 Mas onde entra a emoção nisto? Entra naquele momento do culto, onde não conseguimos distinguir, o que é emoção e o que é poder de Deus, isso porque quem compõe os louvores desta década, querem mais rimar uma frase com a outra, querem uma melodia que fique na cabeça dos evangélicos, substituindo assim, as músicas seculares que agradam o povo, para assim ficarem famosos, gravando seus dvds e cds, para aparecerem nas televisões e ganhar discos de platina, ouro e etc. Há uma diferença entre hinos cristãos, e apenas músicas com aparência de ser cristã, veja este exemplo pessoal:

 Eu particularmente, considero a harpa cristã uma oração, porque? porque os hinos ali existentes, expõem o evangelho do inicio ao fim, não traz o homem como o centro do hino, são hinos cristocêntricos, hinos pautados nas escrituras sagradas, e que não necessita de um sensacionalismo para agradar. Na igreja onde congrego, costumamos no início dos cultos, cantar a harpa cristã, depois vem os outros louvores de cantores gospel ao decorrer do culto. Mas eu, que sou uma pessoa observadora, atento que no momento em que louvamos ao criador com a harpa cristã, vejo nos semblantes de muitos membros, a tristeza, desanimo, muitos nesta hora conversam, falam no celular, olham para os lados, não levanta suas mãos, não choram, não dão glórias ao rei, como se aquilo em que está sendo cantado, não fosse nada de mais, muitos até acham brega, sem graça, antigo de mais e religioso. Mas quando chega a hora de cantar as músicas dos grupos gospel, todos já se levantam, com mãos ao alto, chorando compulsivamente, dando glórias e aleluia, com olhar alegre, ninguém mais conversa, nem fala no celular. Mas porque? por que o que eles sentem nesta hora não passa de uma emoção, que dura apenas naquele momento. 

 Há uma explicação lógica para a emoção nestes "louvores", isto é porque a música em si ativa o sistema nervoso da pessoa, aflorando então sentimentos diferentes, seja um sentimento alegre, ou triste, isto depende do módulo musical em que se executa, por exemplo, quando se executa uma musica em um tom menor (quem é músico sabe de que estou falando) a pessoa tende a ficar mais depressiva, com semblante triste, porque a música faz com que seu sistema nervoso identifique a tristeza através do tom menor, mas se executado um tom maior, o indivíduo fica mais alegre e disposto, porque o tom maior faz isso com a pessoa, não é atoa que hoje existe a profissão chamada musicoterapia, que nada mais é que terapia através da música. se você quer se aprofundar mais sobre a música e o sistema nervoso leia estes artigos abaixo: 
http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/musicalizacao/funcionamento_sistema_nervo.htm
http://musicaeadoracao.com.br/29195/os-efeitos-da-musica-sobre-a-mente-e-o-corpo/
 Muitos destes compositores do movimento gospel, atentam mais para a musicalização do que para a mensagem em que iram passar, já analisei canções em que uma frase não fazia sentido com a outra, em que a música era incompreensiva do inicio ao fim, isto porque eles usam de técnicas para atrair, vender, para tornar-se uma industria musical. Então o que acontece com pessoas que se emocionam com estas músicas chamadas de louvores?

 O que acontece é que naquele momento de emoção, transmitido através da música, acharam que adoraram à Deus de todo corpo, alma e espírito, e então foram libertas, consoladas, tiveram paz, as vezes cura, mas a prova de que estavam erradas, é que no outro dia, tudo volta a ser como era antes, e o pior é que não entendem o porque, e ficam frustadas, e algumas pessoas põe a culpa na igreja e até em Deus.

 Agora, existe a demostração de poder!
Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. 1 Coríntios 4.20 (ACF)
 Sabemos do poder que pode ser transmitido através de um louvor, isto porque o próprio Deus habita nele: Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel. Salmos 22.3. Mas existem princípios para isto, o compositor tem que ter uma vida centrada em Deus, tem que deixar o seu "eu" de lado para ouvir a voz de Deus, tem que compor para dar glórias a Deus, mas estes princípios não cabem apenas aos compositores, cabem também aos que iram executar o louvor, tem que seguir os princípios do evangelho também, perceba que há um conjunto de fatores para o louvor demostrar poder, não é de qualquer maneira, Deus é santo, não pode habitar em imundícias, seus instrumentos (homens) tem que ser limpos para Ele usar. Quando estes conjuntos de fatores são obedecidos, então haverá cura, libertação, salvação, batismo com O Espirito Santo, haverá então demostração de poder. Exemplo disto é o rei Davi, um homem segundo o coração de Deus, que era centrado na lei, que amava ao seu SENHOR sobre todas as coisas, por ser assim, quando ele tocava sua harpa, os demônicos eram expulsos pela melodia que saia da harpa de Davi:
E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele. 1 Samuel 16.23 (ACF)

 Conclusão:

 Ore a Deus, para que ele lhe de o discernimento da emoção e do poder divino, seja mais prudente analisando o que você tem cantado para Deus, não deixe as emoções tomarem conta de você na hora de louvar a Deus, se adorarmos a Deus em Espírito e Verdade, de toda nossa alma, sem misturar com emoção humana, Deus poderá agir em tua vida.

 Que o Senhor Jesus nos abençoe ricamente!

Em Cristo, Por Cristo, Para Cristo
Luã França

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.