O Que Houve com o Louvor Cristão? Parte 1 - Louvor a Deus ou ao homem?



Louvor a Deus ou ao homem?

“Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.” Efésios 5:19


Já não se compõe louvores como antigamente! E não digo há cinco anos atrás, mas sim, de 10, 20, 50, 100 ... anos atrás. Quem hoje pode compor canções como o aleluia de Handel (que foi posto por zombaria pela mídia)?

Quem pode compor hinos como “Alvo mais que a neve”, “Grandioso és tu”? Quem pode compor salmos como os de Davi, Moisés? Hinos como "castelo forte" de Martinho Lutero? Onde estão os hinos de Carlos Wesley e muitos outros grandes compositores que marcam história? Canções como estas citados têm em comum um único objetivo: Louvar somente a Deus”!

Atualmente podemos perceber que quase não há mais louvores destinados a Deus, mas sim louvores para adorar o “EU”. Neste caso encontramos palavras como: EU posso, EU quero, EU sou, EU vou! Esquecendo assim que nosso alvo consiste em louvar e agradar somente a Deus, e reconhecer que não merecemos nenhum louvor:


“Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam”. Isaías 64.6 (ACF)

Quando o povo de Israel atravessou o mar vermelho e viu os soldados serem engolidos pelas águas, eles não cantaram “a vitória é minha, EU Venci” como podemos perceber em louvores atualmente, mas eles cantaram: 

“Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei. O SENHOR é homem de guerra; o SENHOR é o seu nome...” (Trecho de Êxodo 15)

Reconhecendo assim a sua soberania.

Entendemos que Deus pode sim lhe conceder vitórias, isso é Bíblico, mas só este assunto não é um objetivo nos louvores. Há varias passagens nas escrituras que sustenta o louvor somente à Deus, vamos citar algumas delas:



“E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” Colossenses 3.17 (ACF)

“Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.” 1 Pedro 4.11 (ACF)

“Pois Dele, Por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre! Amem.” Romanos 11.36 (ACF)

Selecione bem os louvores que você ira cantar, para não se tornar um soberbo, inflando assim seu próprio ego, pois Deus odeia a soberba, mas ama a humildade. 


“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” Provérbios 16.18 (ACF)

Não queremos atacar ninguém, mas sim exortar e por último somar com a igreja de Cristo.



“Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade.” 2 Pedro 1.12 (ACF)

Portanto irmãos(as) em Cristo, voltemos às praticas do primeiro amor, e louvemos somente a Cristo. É dEle o louvor, foi Ele que morreu por nós, Ele que sofreu em nosso lugar, vamos reconhecer o que Cristo fez em nosso favor, quando o louvor é dado a Ele a nossa alma fica jubilosa e feliz de verdade!

Em Cristo, Por Cristo e Para Cristo
Luã França

Um comentário:

  1. Hoje em dia os louvores estão divididos em duas partes: Hinos e Gospel. A música gospel é que tem mudado o real sentido do louvor cristão.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.