Série Exposição: A Doutrina do Inferno

E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
Isaías 14.15

Sermão Pregado no dia 26 de Janeiro de 2015
por
Fabio Gabriel do Espírito Santo Miranda


 Esta noite será exposta uma doutrina esquecida, assim como a doutrina do pecado que foi banida na maioria dos nossos púlpitos.

 Falarei sobre a doutrina do inferno. O lugar que Deus criou para despejar toda sua ira sobre o diabo e seus anjos. Falarei também sobre todo aquele que não amou o seu filho Jesus Cristo e não se submeteu à sua palavra vivendo uma vida inteira de prazeres carnais e mundanos.

 E digo esse assunto com grande temor e tremor diante de Deus e dos irmãos.

 Essa pregação será exposta em 3 partes:
  1. Qual o significado da palavra inferno?
  2. Como é o inferno?
  3. E quem vai para o inferno?
1. QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA INFERNO?
 Não se assuste com essa palavra, até por que nós precisamos aprender a doutrina do inferno. O Senhor Jesus falou mais sobre o inferno do que os céus.
Mais de 42% de suas parábolas contem ensinamentos sobre o inferno.
A bíblia diz que o inferno foi criado para o Diabo e seus anjos.
A bíblia também diz que todo aquele que o nome não foi escrito no livro da vida será lançado no inferno.

 E todo aquele que amou o mundo mais que o filho de Deus também vai para o inferno.
Ao contrario que muitos pensam, a palavra inferno não é um palavrão ou invocação ao Diabo e etc. Isso tudo não passa de crendice popular.
Mas vamos entender realmente o que a bíblia ensina sobre o significado da palavra inferno.
Na bíblia encontramos 4 palavras que se refere ao inferno, as quais são:
Sheol, Hades, Tártaros e Geena .

1.1: O que significa Sheol?
Encontramos essa palavra em alguns livros do antigo testamento, tais como: Isaias, Jó, Salmos entre outros.
Sheol significa sepultura, lugar dos mortos, tanto os bons (Gn 37:35) quantos os maus (Sl 55:15). A ideia é a de um mundo abaixo do nosso mundo, onde prevalecem a escuridão, a decadência e negligência, onde a presença de Deus não se encontra ( Sl 6:5 ; Is 38:18)

1.2: O que significa Hades?
Hades é uma palavra grega que significa submundo ou inferno. Esse nome foi transferido para o próprio reino dos mortos. A palavra hades é usado 10 vezes no novo testamento, mas de qualquer modo, a palavra é usada para designar um lugar de punição.

1.3: O que significa Tártaro?
O Dicionário Grego do Novo Testamento de Strong diz que "Tártaro" é "o abismo mais profundo do Hades" (Apocalipse 20.3), e que a palavra significa "encarcerar (aprisionar) em tormento eterno".
O Dicionário de Fausset define: "O profundo ou abismo ou poço do abismo".

1.4: O que significa Geena?
A palavra "Gehena" é de origem hebraica; vem de "vale" e "Hinom". "É o Vale de Hinom, onde o fogo queimava sem cessar". No novo testamento,ela se converte na palavra utilizada para designar o inferno, que é encontrada 11 vezes nos evangelhos, pronunciada pelo Senhor Jesus .
Geena se tornou conhecido como lugar de putrefação, decomposição e fogo, associado com a destruição dos resíduos, um símbolo convincente para o destino final dos pecadores e ímpios. Também conhecido como lago de fogo descrito em apocalipse.

2. COMO É O INFERNO.
 O inferno é o lugar de: Tormento eterno, Choro, Dor, Ranger de dentes e fogo onde o bicho não morre.
 Lugar de densas trevas onde a ira do cordeiro será despejada sobre todo pecador.
Nenhuma outra pessoa poderia explicar melhor como é o inferno do que o próprio filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo. Ele fez comparação do inferno ao vale de Hinom, mas o que é o vale de Hinom?
 O Vale de Hinom era um lugar perto de Jerusalém, onde Acaz iniciou a adoração aos deuses do sol e do fogo, Baal e Moloque. Os judeus sob o domínio do ímpio Manassés, ofereciam seus filhos como ofertas queimadas nesta adoração idólatra. (Jeremias 7:31).

 Esta adoração cruel foi finalmente abolida, e mais tarde, Josias tornou o lugar um receptáculo de carcaças de animais e corpos de malfeitores (criminosos), nos quais os vermes se reproduziram continuamente. Um fogo perpétuo era mantido para consumir a matéria apodrecida. O lugar ainda existia no tempo de Cristo e o Salvador o usou para ilustrar as condições do inferno, "O inferno de fogo", ao se referir a este vale.
Jesus se referiu ao Inferno como o "inferno de fogo", no qual tanto "o corpo quanto a alma" serão lançados. Ele disse que lá "o fogo nunca se apaga" e onde "o seu bicho (o homem) não morre".

 O Inferno não é uma lenda como os ateus, Testemunhas de Jeová, Adventistas, Universalistas e Modernistas gostariam que você acreditasse. Cristo não avisou sobre o Inferno só para fazer medo aos homens. Ele fez isto porque o Inferno é real!

Como disse Charles Spurgeon: “Há pessoas que não creem na existência do diabo. É engraçado como os filhos não creem no próprio pai.”

E se ainda depois de ouvir tudo isso você duvidar da existência do inferno, te digo uma coisa, você esta chamando o Senhor Jesus Cristo de mentiroso!
Vamos ler o texto de Lucas16.19-31

São 8 verdades contidas neste texto:
  1. Lazaro foi salvo não por que ele era pobre mas pelo fato de que ele se arrependeu do seus pecados e seguiu uma vida com Deus. Apesar de que vivia doente e faminto, tendo uma vida péssima aqui na terra, ele porém teve uma vida maravilhosa no reino de Deus.
  2. O rico foi para o inferno não pelo fato de ser rico, mas por ser um avarento, egoísta, não pondo sua confiança no Deus vivo, mas sim no seu dinheiro. O coração dele não era apegado à Deus e sim nas coisas do mundo. Para muitos ele viveu muito bem aqui na terra porem o destino dele não foi nada bom.
  3. Quando um salvo morre ele é conduzido pelos anjos até o paraíso, porém o condenado morre, é sepultado e cai direito no inferno em tormentos eternos.
  4. O rico contemplar a gloria de Lázaro no paraíso com a Abraão.
  5. O desespero do rico em chamas eternas de tormentos, sem poder se refrescar por algum momento.
  6. A um grande abismo entre o céu e o inferno, uma vez adentrando as portas do inferno, ninguém nunca mais sairá de lá, porque só existe a entrada.
  7. O rico ficou desesperado porque ele não queria que seus irmãos fossem para o inferno.
  8. Abraão enfatizou com o rico que não precisarei ressuscitar dos mortos para ir evangelizar os seus irmãos, até porque eles tinham Moisés e os profetas (a palavra de Deus).
4 Terríveis verdades sobre o inferno.

1. A consciência.
Uma das piores coisas em estar no inferno, será a consciência. Ela não será apagada mas estará consciente e mais ativa do que nunca.

2. O inferno também é o lugar da ira de Deus (Ap 6.16-17).
Umas das terríveis coisas é que Jesus vai estar executando a ira de Deus sobre todos. Não pense você que o Diabo vai estar atormentando a todos no inferno. A ira de Deus também vai ser despejada sobre ele e os demônios.

3. O que é a eternidade?
Uma forma de explicar bem essa questão é usarmos uma ilustração do maior monte do planeta, o Everest, e um passarinho. Vamos imaginar que a cada mil anos o passarinho daria 3 bicadas e iria embora e voltaria depois de mil anos para dar mais 3 bicadas e depois iria embora e faria isso sucessivamente até que desaparecem a montanha e colocaria outra montanha para fazer a mesma coisa a cada mil anos para dar mais 3 bicadas. Assim seria a eternidade.

4. A punição é eterna.
Muitos questionam porque a punição é eterna. A explicação é curta e simples: porque pecamos contra um Deus que é eterno. É por isso que a condenação e punição é na mesma medida, que é a eternidade.
Depois dessa segunda parte que foi exposta aqui, você conseguiria imaginar como é o inferno?

3. QUEM VAI PARA O INFERNO.
 As pessoas ficam muito felizes em fazer parte de alguma lista, por exemplo: a lista de aprovados do Ifes, do vestibular da UFES, dos concursos públicos entre outras. Mas tem uma lista que a maioria da humanidade não gostaria de estar nela. Enquanto que no livro da vida estão listados todos os vencedores que venceram em Cristo, pelo seu sangue derramado em favor daqueles que creem, esses que entraram na alegria do Senhor, enquanto que a outra lista é da vergonha daqueles que amaram mais o mundo do que a Deus. E é por isso que irão ser contemplados pelo juízo de Deus.

Agora vamos ver se você está nessa terrível lista.

Apocalipse 21.8
  1. O tímido: Esse tímido referente ao texto não é a pessoa que tem personalidade introvertida, ou seja, uma pessoa que tem timidez de aparecer em público. Esse tímido de apocalipse 21.8 é um covarde que não vive uma vida cristã, por exemplo: Você tem vergonha de ser cristão, e de o que os seus amigos e familiares irão pensar de você, de seu comportamento, de seu palavreado, das suas roupas e de seu caráter não ser segundo o padrão bíblico. Por covardia você segue as tendências do mundo para ficar de bem com todos mas péssimo diante de Deus.
E todos os tímidos irão PARA O INFERNO!!!
  1. O incrédulo: É uma pessoa que não tem fé em Deus, que não crê na sua palavra, sendo assim impossível que seja salva, porque  em João 3.16 diz que: Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna.
 Todos os incrédulos irão para o INFERNO!!!
  1. Os abomináveis: São pessoas idólatras, estupradores, homicidas, feiticeiros, os que se prostituem, os efeminados, os sodomitas (prática homossexual) e todo aquele que comete abominações aos olhos de Deus .
 E todos aqueles que comentem tais coisas o seu lugar é no INFERNO!!!
  1. Os homicidas: São todos aqueles que comete assassinato contra as pessoas, porém a bíblia não fala só desse tipo, diz também que todo aquele que tiver ódio para com seu próximo, em seu coração já o matou, e então será um homicida.
E todo homicida irá para o INFERNO!
  1. Os fornicadores: São os que comentem o pecado da imoralidade sexual. A imoralidade sexual atinge todos desde de crianças a idosos, alcançando qualquer classe social desde o mendigo ao milionário. Somos bombardeados com a sensualidade todos os dias seja ela através da: TV, INTERNET , JORNAIS ,REVISTAS, nas ruas e até mesmo na igreja. Os fornicadores pensam em impureza sexual o tempo todo. Os pecados ligados a imoralidade sexual são: adultério, prostituição, lascívia (que é despertar um desejo que não pode ser saciado entre solteiros e sim entre casados ), pornografia e masturbação. E com certeza todos que praticam toda a sorte de pecado sexual não vivem a passagem de Filipenses 4.8 que diz: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
 E todos os fornicadores irão para o INFERNO!!
  1. Os feiticeiros: São todos aqueles que pratica rituais satânicos de magia negra ou branca, consultam o horóscopo, praticam a quibanda, umbanda, candomblé, Wicca e coisas semelhantes a estas. Mas temos os feiticeiros gospel que introduzem misticismo no culto cristão como por exemplo: rosa, sal grosso, lenço para cura e libertação entre outros. O pecado de feitiçaria também é comparado à de rebeldia.
 E todos os feiticeiros irão para o INFERNO!!!
  1. Idólatra: É todo aquele que presta culto a qualquer coisa, menos á Deus. Temos porém quatro tipos de idólatras. São eles: 1) Aquele que idolatra outros deuses, considerado um dos piores pecados para Deus. Em deuteronômio diz: Não terás outros deuses diante de mim; Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 2) Todo aquele que ama o dinheiro é avarento, e avareza ta ligado ao pecado de idolatria. Efésios 5.5 Diz: "Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. 3) A idolatria por pessoas como pai, mãe, esposo, esposa, filhos, pastores, cantores gospel, cantores mundanos e etc. 4) E temos a idolatria do EU, que são pessoas egocêntricas, que não negam a si mesmo e que dificilmente irão seguir à Jesus cristo.
E todos os idólatras irão para o INFERNO!!!
  1. Os mentirosos: O primeiro mentiroso da historia não foi o Pinóquio, mas foi o diabo!  Jesus disse que o diabo é homicida desde o principio e não se firmou na verdade, e disse também que ele é o pai da mentira e que não está sozinho, tem bilhões de seus filhos com ele que vivem mentindo todos os dias. Pode ser algo comum vindo de pessoas ímpias,  porém os maiores mentirosos do planeta não são os ímpios mas são a maioria dos evangélicos,  que vivem na igreja, mas mentem para o Deus da verdade. isso é algo gravíssimo! Um dos lugares que se mais mente é no culto.  Chorão, prometem a si mesmos que irão largar o pecado, que irão se arrepender, que irão orar, porém não fazem absolutamente nada do que prometeram à Deus. E mesmo assim continuam tocando,  cantando, pregando, profetizando, falando em línguas, sapateando e por aí vai. Vivem mentindo para Deus e para o próximo, e dizem que estão cheias do Espírito Santo, mas verdadeiramente estão cheias de hipocrisia e falsidade. E todo o mentiroso possui mau caráter. Os mentirosos são capazes de fazerem as maiores atrocidades do mundo exemplo disso é o próprio Diabo.
E o lugar de todo o mentiroso é no INFERNO!!!

 Conclusão:
 Mesmo sendo exposta a doutrina do inferno essa noite, ainda assim a nossa geração não sabe o que é sentir o peso de seus pecados. John bunyan, o autor de " O Peregrino", uma coisa fascinante sobre este homem é que as pessoas diziam que se cortassem os pulsos dele, não sairiam sangue mas sim versículos bíblicos, de tão cheio que ele era da palavra de Deus. Entretanto, antes de ser conhecido assim, John bunyan orou 18 messes pelos seus pecados. Ele os confessava um por um chorando e clamando, pedindo à Deus misericórdia, até que, depois de 18 messes ele então sentiu o peso do seus pecados, e depois disso, sua vida nunca mais foi a mesma! 
 É melhor sentir o peso dos pecados aqui na terra do que passar por toda eternidade no inferno com eles. E se você não concorda com tudo que foi dito esta noite, e ainda murmurar com outras pessoas, isso só irá provar algo de você mesmo, irá provar o quão carnal e cidadão do inferno você é.
 Esta é a geração que infelizmente, mais tem enchido o inferno que todas as outras. E o fato de virmos ao templo 2 ou 3 vezes na semana não nos guarda disso.
 Eu suplico em nome do Senhor Jesus Cristo que vocês se arrependam dos seus pecados e abandonem todos eles por amor a Jesus, e por tudo que ele fez na cruz.
  Meu amigo hoje tu tens a escolha, vida ou morte, qual vais aceitar? Amanhã pode ser muito tarde, hoje Cristo quer te libertar e salvar. Harpa Cristã, Hino nº 570


Sola Scriptura,
Fabio Gabriel do Espírito Santo Miranda
Welker do Espírito Santo Miranda
Luã França

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.