O Que Houve com o Louvor Cristão? - Parte 4

Erros Teológicos

 Um dos pontos mais preocupantes do louvor contemporâneo é a vasta demanda de erros teológicos em canções gospel. Erros esses que pela ausência do ensino escriturístico em igrejas geralmente neopentecostais e o desinteresse da parte de muitos que se dizem cristãos por uma leitura sistemática das escrituras, formam então uma mente incapaz de identificar erros contidos em muitas das letras compostas como cristãs.

 O resultado desta infeliz realidade é a proclamação de erros absurdos entendidos como verdades absolutas, abrindo no seio da igreja um caminho para o sincretismo religioso e suas ramificações de decadência.

 Porém, toda a culpa não sobressai nos cristãos que por muitas das vezes não entendem nem mesmo o que cantam, porque eles apenas cantam! Esta culpa pela disseminação de heresias pelas igrejas primeiramente se volta para os compositores gospel, isto devido a falta de preparo teológico para compor músicas que ao seus olhos se tornaram cristãs.

 Vamos abrir mais este leque e também estudar o exemplo de uma canção gospel que por sua vez contém explicitamente erros teológicos.

Deus de Promessas -
M. Toque no Altar

Sei que os teus olhos

Sempre atentos permanecem em mim
E os teus ouvidos
Estão sensíveis para ouvir meu clamor
Posso até chorar...
Mas a alegria vem de manhã
És Deus de perto e não de longe
Nunca mudastes, tu és fiel

Deus de aliança, Deus de promessas
Deus que não é homem pra mentir
Tudo pode passar, tudo pode mudar
Mas tua palavra vai se cumprir

Link: http://www.vagalume.com.br/ministerio-toque-no-altar/deus-de-promessas.html#ixzz2rVNlDIz0

 A frase destacada em vermelho é de onde provém o erro desta canção. A letra afirma que Deus é um Deus de perto e NÃO de longe, entretanto, as escrituras em Jereminas 23.23 nos afirma categoricamente e sem linguagem figurada que Ele é sim Deus de Longe, confira também em sua bíblia:
Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?Jeremias 23:23 (Almeira Revista Corrigida Fiel)
"Sou eu apenas um Deus de perto", pergunta o Senhor, "e não também um Deus de longeJeremias 23:23 (Nova Versão Internacional)
 Este é só um exemplo de canção composta com erro teológico, poderia eu escrever um livro só de músicas com erros teológicos e sua má influência, mas vou deixar esta ideia para uma série que penso em escrever que resumidamente exporá os erros que você não deverá cantar!

 Talvez agora os teus pensamentos rodopiam lhe interrogando como que estas canções facilmente são cantadas por um público avassalador? Simples! Porque como escrevi anteriormente, nem os compositores nem os consumidores por assim se dizer com toda minha convicção não sabem o que compõe e o que cantam, entenda:


João Alexandre.
Conheça a História
 do compositor que
rompeu com as
gravadoras
 Muitos dos ministérios precisam como qualquer artista secular, vender os teus produtos para um público alvo. Talvez você não tenha conhecimento disto, mas estes ministérios por consequência do contrato com as gravadoras, precisam por vez, entregar lucros e resultados. Há um tempo estimado para lançamentos de seus CDs e DVDs, para então elaborar uma agenda de SHOWS divulgando o lançamento de seus produtos. Esmiuçado a questão, eu lhe faço uma pergunta,  Haveria tempo o suficiente para que estes ministérios se dediquem a palavra sistematicamente para compor uma canção literalmente inspirada sem se preocupar se ela irá vender ou agradar seus consumidores? É claro que não, e é por esta razão que as canções são lançadas com erros teológicos.

 E como então estas canções são livremente cantadas em muitas igrejas? Também é Simples!

 Da mesma forma que os compositores não são preparados teologicamente, os que consomem estas canções também não o são (triste realidade). Podemos chamar de efeito dominó! Se a primeira peça cair, as que estiverem em seu caminho também cairão, mas, se alguma delas estiver fora deste caminho de constante queda, esta por sua vez interromperá a sequência de quedas e o efeito dominó terá o seu fim. Trazendo esta ilustração para com a igreja, podemos dizer que se um cristão disser, Basta!, essas canções estão erradas, o efeito de heresias cantadas terá o seu fim, mas a realidade é que a maioria que canta as vezes vence, e apenas o Espírito Santo poderá por tudo de volta as suas veredas. A solução então cabe a primeira "peça", ela precisa ficar de pé o tempo inteiro! 

 Outra solução a ser considerada é que a união faz a força, e se um em um tomar conhecimento destes fatos, a porcentagem diminuirá, e com muita oração podemos reformar o louvor como um todo em nossa nação!

 Meu Irmão(a), se preocupe sempre em entender teologicamente o que tens cantado, não foque sua atenção apenas na emoção passada pelo louvor, isto pode ser uma armadilha. E juntos vamos defender o evangelho e expor publicamente estes louvores que está adoecendo a igreja!

Em Cristo, Por Cristo e Para Cristo
Luã França

Nota: Este artigo não tem o propósito de generalizar, há muitos ministérios de louvor com a intenção genuína de levar a palavra de Deus aos cativos.
____________________________________________________________________
Leia os artigos anteriores desta série:

Parte 1 - Louvor á Deus ou ao Homem

Parte 2 - Emoção ou Poder de Deus
Parte 3 - O Mantra Gospel

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.