“Eu sou a Universal e daí"?

 A Igreja Universal do Reino de deus (com d minúsculo mesmo), lançou uma campanha publicitária para transmitir o conceito do que significa ser membro da denominação, e as características das pessoas que passam a frequentar suas reuniões.
Com o tema “Eu sou a Universal”, a campanha apresenta pequenos vídeos com o depoimento de pessoas que se tornaram membros da igreja, além de mostrar sua rotina pessoal e profissional, sempre ressaltando o viés de prosperidade.

 Em um dos casos, a publicitária Marta Barreto (vídeo abaixo) fala de sua perspectiva de vida, rotina, e ao final, exclama que ela é “a Universal”, conotando que a igreja e seus membros vivem num mesmo compasso, de forma parecida com a que ela vive. 

Culto da fogueira "santa"
 Assim como a campanha da fogueira “santa” que mostra relatos de pessoas que conquistaram "bençãos" (por esforço, misericórdia de Deus, influência maligna para que os incautos creiam na campanha ou uma mãozinha amiga da denominação para promover ela mesma)  através desta, entretanto é uma minoria que tem riquezas e a maioria do povo fica na expectativa de que algo vai acontecer em suas vidas nas áreas financeira, familiar, sentimental e outros. 
 A iurd trabalha muito bem com a publicidade e despertam o interesse nas pessoas que estão desesperadas em resolver os problemas, não se importando com os meios de alcançar as soluções, o mais importante sãos os fins ou milagres.
 O site oficial da igreja ainda ressalta que tornar-se cristão vai além de professar um credo: “E o que é ser cristão, então, senão uma pessoa independente? Estranho? Só para quem não conhece o que significa seguir a Cristo. Jesus foi (e é) a pessoa que deixou o legado da liberdade. Ele pregou que ser livre independe de algemas, e ensinou que ter fé é diferente de ter uma religião”, conceitua.
 O texto ainda detalha que o “ser cristão” é tonar-se alguém com uma “vida livre da opinião alheia, que vive em paz consigo mesma, e é capaz de perdoar os próprios erros”.
 Esse tom emotivo segue ao sugerir que uma pessoa cristã “tem um lar harmonioso e uma família unida. E, antes de tudo, tem a alma curada. É uma cabeça pensante, que não se deixa iludir com informações equivocadas. É uma cabeça que pensa, sim, e não apenas um coração que sente”ressaltam.
 Caro amigo(a) leitor(a), eu fui obreiro e pastor na iurd por quase 5 anos, e sei muito bem como que as coisas funcionam lá. Digo que os membros pensam sim, mas em conformidade com a liderança, é claro! E por isso que eles dizem veemente com orgulho: “EU SOU A UNIVERSAL". Eu não tenho dúvidas disso, é lamentável!  
 Os testemunhos deixam bem incutido na mente que a enfase é explorar o nome Universal como a solucionadora de qualquer problema, que é só estando lá e em nenhum outro lugar (concorrente) que as pessoas são felizes, ricas e tudo mais.

 Mas algo me chamou muito a atenção, o fato das pessoas nos videos não se referirem ao Senhor Jesus. Nos testemunhos ninguém fala que foi perdoado e que perdoou, que tem uma vida santa com Deus, que foi salva e transformada, não tem nada disso! A iurd trabalha em cima da ganancia das pessoas por coisas e não por Jesus Cristo e o seu Evangelho.
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 1 Timóteo 6.9-11
Sincretismo Cristão
 É muito triste ver os membros, na maioria sinceros, defenderem com unhas e dentes essa denominação (que misturam o evangelicalismo, judaísmo, catolicismo, espiritismo e a umbanda e pouquíssimo do Evangelho de Cristo), eles diz em “eu sou a universal”, mas Cristo nos chamou para sermos dEle e imita-lo.
Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. 1 Coríntios 11.1

 Foi o Senhor Jesus que morreu por mim e você e não a iurd ou qualquer outra denominação. A Ele é dado a honra, glória, louvor e adoração. Voltemos ao Evangelho puro, simples e poderoso do Senhor.

Em Cristo
Welker do Espírito Santo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.